quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sobre a Praça Nossa Senhora da Paz_Ipanema_Rio



"1 - O governador do Estado do Rio chama moradores de Ipanema – Zona Sul do Rio - para discutir a obra da estação de metrô N. Sra. da Paz, confirma a reunião, mas na hora não aparece!

2- governador do Estado do Rio – Sergio Cabral – desqualifica enquete feita por moradores de Ipanema – Zona Sul do Rio- dizendo que não tem validade por não ter sido feita por um instituto de pesquisa. É claro que o resultado da pesquisa é contrário à vontade do governo em relação às obras da estação  de Metrô N. Sra. da Paz.

3- Enquete da população mostrando que 92.35% dos lojistas e 65.8% dos moradores da Rua Visconde de Pirajá – Ipanema Zona Sul do Rio são contrários à localização dos acessos  da estação de Metrô N. Sra. da Paz no logradouro da praça N. Sra. da Paz e os querem nas calçadas comerciais do bairro, não é aceita pelo governo, por se tratar de trabalho feito pela população. Será que as milhares de assinaturas colhidas pela sociedade em prol do julgamento do mensalão também foram inválidas?  

4 – Empreiteiras e Governo do Estado do Rio irredutíveis a respeito de mudanças no projeto da Estação de Metrô  N. Sra. da paz – Zona Sul do Rio. Você sabia que na construção da Estação Av. Paulista em São Paulo, o governo de lá obrigou as empreiteiras a mudar o projeto da obra, que já estava começada em vala aberta para o método subterrâneo, por ser mais barato e de muito menor impacto ambiental, patrimonial, histórico e social?

5 – Apesar de todas as ilegalidades apontadas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e por inúmeras ações populares movidas contra o Governo do Estado do Rio de Janeiro em referência às obras da Linha 4 do metrô, o Tribunal de Justiça do Rio garantiu ao governo a continuação da obra.

6 –Você sabia que   compensação ambiental pela obra da Linha 4 do metrô orçada na Licença de Instalação é de um bilhão quinhentos e sessenta  e oito milhões de reais? Dinheiro que vai sair do meu, do seu e do nosso bolso.

7 – Você sabia que a destruição de árvores centenárias na Praça N. Sra. da Paz em Ipanema – Zona Sul do Rio foi totalmente desnecessária? Havia outro método de obra. A quem será que interessou tanta destruição?

8 – os acessos á estação de Metrô N. Sra. da Paz – Zona Sul do Rio localizados no logradouro da praça e não nas calçadas comercias do bairro, como querem a maioria dos lojistas e moradores da área, vai destruir a praça em sua função de espaço de lazer e liberdade para nossas crianças , de contemplação e socialização dos idosos e pessoas com necessidades especiais transformando aquele lugar em mera passagem. Por que não atender ao que pede a população? A quem interessa tal destruição?

9 – Você sabe o Palácio Monroe? O ícone de arquitetura que foi destruído para se fazer o metrô no Centro do Rio de Janeiro e que hoje é um estacionamento? Pois bem, o mesmo está acontecendo com a Praça N. Sra. da Paz – Zona Sul do Rio, destruída pela ganância, falta de transparência  e desprezo pelo interesse da população."