sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Nada a impedirá de vir aqui...


Laurence Olivier, Hamlet, Ato V
*
Hamlet, segurando o crânio de Yorick:
"(...) Era um sujeito de extrema alegria e fantasia portentosa! Milhares de vezes me carregou às costas. Aqui pendiam aqueles lábios que tanto beijei, mas agora; causa-me horror lembrá-los, se revolta meu estomago! Que fizeram de teus sarcasmos? De tuas graças e canções? De teus rasgos de bom humor que faziam sorrir toda a mesa? Nem um só gracejo agora para zombar de tua própria careta? Nada? Tudo descarnado...Vai agora ao toucador de minha Senhora e dize: Que por mais espessa camada de tinta que passe no rosto, nada a impedirá de vir aqui, estar como a ti... Faze-a a rir com este último gracejo..."
*
Ou na versão-poema de Bandeira:
Consoada
Quando a indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
- Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.
*