quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Nandipha Mntambo


Nandipha Mntambo (África do Sul), Série Ukungenisa, Praça de Touros I, vidéo,
2008 © Nandipha Mntambo / Michael Stevenson Gallery
*
Uma antiga Praça de Touros de Maputo é o cenário para os trabalhos de Nandipha Mntambo (Suazilândia*, 1982), onde a artista se põe em cena na figura de toureiro em fotografias e em vídeo. Esse trabalho está exposto nos Encontros Fotográficos de Mali/Bienal Africana de Fotografia.



Nandipha se formou com um mestrado em Belas Artes (com distinção) na Michaelis School of Fine Art, University of Cape Town, em junho de 2007. Ela desenvolveu um trabalho com o uso de pele de vaca e moldes do corpo feminino - geralmente dela própria ou de sua mãe.
*
O caro leitor sabe onde fica a Suazilândia? Oficialmente o Reino da Suazilândia (em inglês Kingdom of Swaziland; em suázi Umbuso weSwatini) é um pequeno país da África Austral, limitado a leste por Moçambique e em todas as outras direcções pela África do Sul. Suas capitais são Mbabane (administrativa) e Lobamba (legislativa). Esse pequeno e montanhoso país do sul da África, sem saída para o mar, é uma das poucas monarquias remanescentes no continente. A sociedade, patriarcal e formada por clãs, admite a poligamia. A saúde pública enfrenta uma catástrofe: um terço da população adulta é portadora do vírus da Aids, a mais alta taxa de contaminação do mundo. (in Wikipédia)